Desenvolve estudos e pesquisas sobre a infância e educação das crianças, abordando as concepções educacionais e as políticas públicas voltadas à manutenção e desenvolvimento da educação infantil, tanto dos aspectos atuais como históricos. Os estudos abrangem também análises sobre o acesso e qualidade do atendimento, o acompanhamento das práticas educativas, bem como, acompanhamento e análise da mobilização da sociedade civil para a garantia da educação dessa etapa da educação básica. Os estudos desenvolvidos buscam considerar em suas análises os aspectos históricos, culturais, econômicos, sociais e os contextos interculturais nos quais se desenvolve as crianças.
Realiza estudos e pesquisas voltados para à compreensão das diferentes determinações dos processos educativos que se desenvolvem nas escolas públicas e nas instituições que atendem crianças e adolescentes. Considerando os contextos sociais e culturais que se inserem os sujeitos atendidos, são investigadas as condições em que ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem, suas contribuições ao desenvolvimento dos estudantes e os obstáculos que se interpõem entre as aprendizagens e os conhecimentos. Volta-se ainda para a investigação da constituição dos saberes docentes nos processos formativos e na prática pedagógica.
Acolhe estudos que abordam a condição feminina na Amazônia dialogando com a Psicologia numa perspectiva histórica e crítica, buscando a compreensão dos processos psicossociais com vistas a contribuir para a superação das assimetrias entre os gêneros. Explora aspectos relacionados à condição das mulheres no foco na saúde, educação, fator econômico, violência e direitos humanos.
Fundamentada no referencial da Psicologia Histórico-Cultural, esta linha de pesquisa objetiva promover estudos sobre as políticas públicas enquanto campos constituídos por e constitutivos de subjetividades, que implicam processos psicossociais, educativos e de participação social.